sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A imprensa partidária no Brasil

A cobertura das eleições 2010 tornou-se uma campanha política/partidária contrariando os manuais de redação que regulamentam a produção de noticias nos Jornais. A grande imprensa brasileira tornou-se um PIG em defesa de seus candidatos.

Segundo o Jornalista Paulo Henrique Amorin, os Jornais Folha de São Paulo, Estadão, revista Veja, a rede Globo, Bandeirantes e entre outros meios de comunicação Forman um novo PIG (Partido da imprensa Golpista). O PIG é uma expressão usada para se referir a órgãos de imprensa e jornalistas tidos como adeptos da direita política, que se utilizariam da chamada grande mídia como meio de propagar suas idéias e tentar desestabilizar governos de orientação política de esquerda.

“Mesmo nos países capitalistas mais radicais, como os Estados Unidos, por exemplo, você tem certas leis que ainda tentam impor um certo controle às corporações. Os EUA têm uma lei que impede a propriedade cruzada dos meios de comunicação. Então, o sujeito que é dono da televisão de uma determinada região não pode, ao mesmo tempo, ser dono de um jornal impresso nem de emissora de rádio. A mídia se comporta como um partido em todos os países capitalistas, só que no Brasil este problema é agravado”, afirma o jornalista José Arbex Júnior.
 
A rede Globo aplicou varias manobras para manter o poder por muitos anos, a emissora que tenta transparecer defensora dos direitos sociais, foi responsável por legitimar ditadura Civil/Militar, além da edição proposital do debate entre Collor e Lula em 89 e entre outros fatos.
 
O candidato a presidência pelo PSOL, Plínio de Arruda, desabafou em debate na Record, argumentando de que a Folha de São Paulo só noticiava em suas páginas notas debochassem sua imagem.
Os meios de comunicação no Brasil carregaram por muitos anos uma grande credibilidade, conquistada não pela imparcialidade/neutralidade, mas por alguns meios terem o monopólio da imprensa. Na atualidade os grandes barões da comunicação formaram um oligopólio ditando as regras e mantendo o controle da maioria dos meios de comunicação.

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