quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ana Lúcia cobra cumprimento do piso do magistério em Itabaianinha e Salgado

Os professores de Itabaianinha e Salgado que foram à Assembleia Legislativa de Sergipe, nesta manhã, 24/08, buscar apoio parlamentar na luta pela defesa de direitos conquistados e que ainda não estão sendo cumpridos pelos gestores de seus municípios, novamente encontraram na deputada estadual Ana Lúcia (PT) sua porta voz. Os professores também contaram com o apoio do deputado federal Iran Barbosa (PT), que esteve ao lado do Sintese e da categoria nas galerias da Casa Parlamentar.

Na tribuna, a parlamentar petista defendeu a gestão democrática e cobrou posição dos prefeitos que ainda não se dispuseram a receber o Sintese e os educadores para negociações. "Infelizmente os professores entram em greve e se mobilizam porque os gestores não cumprem a lei do piso salarial do Magistério e, muitas vezes, quando pagam o piso, retiram todos os direitos e vantagens da categoria. Não negociam com o movimento sindical, nem com os educadores, prejudicando os trabalhadores e a sociedade", ressalta a parlamentar.

 A preocupação da deputada Ana Lúcia foi argumentada com a apresentação de indicadores sócio educacionais de Itabaianinha e Salgado, levantados através de consulta a dados oficiais publicizados pelo MEC, FNDE, IBGE, INEP, referente ao período entre os anos 1999 e 2010. Os índices demonstram que é alta a taxa de analfabetismo e evasão escolar em ambos os municípios. "A matrícula está diminuindo, desde a creche até o Ensino Médio.Não é que não tenhamos alunos para estarem na escola. É que a escola não está tendo estrutura que gere prazer em frequentá-la. e isso está acontecendo em diversos municípios de Sergipe", afirma. "Não há como proclamar mudanças e transformações na sociedade se a educação não for tratada como prioridade. Este é o segmento estratégico da sociedade que socializa o conhecimento, os hábitos e habilidades, as atitudes e valores humanos", frisa ainda a deputada Ana Lúcia. Itabaianinha Conforme os índices, a taxa de analfabetismo da população de 10 a 15 anos em Itabaianinha chega a 18,20%. O dado é ainda mais grave na população acima de 15 anos, atingindo 38,80 %, o equivalente a 9.720 habitantes.
A população de Itabaianinha está crescendo, porém, a matrícula diminuindo. De 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, por exemplo, entre o período que vai de 1999 a 2009, caiu em 1.743 o número de matriculados. Do total de habitantes com idade entre 6 a 14 anos, apenas 79,90% freqüentam a escola, totalizando 6.170 crianças. A distorção entre a idade/série ou que estão fora da escola ultrapassa a taxa de 20% dos habitantes desta faixa etária. No ensino Médio, da população com idade entre 15 e 17 anos, apenas 3,20% está estudando, totalizando 76 jovens. Quase 97% (mais de 23 mil jovens) destes adolescentes estão em situação de distorção por idade/série ou fora da escola. Salgado No município de Salgado, a taxa de analfabetismo da população com idade entre 10 e 15 anos é de 13,70%. Já na população acima de 15 anos, o índice atinge 34,20 %, significando 4.351 habitantes. No caso da matrícula de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, entre o período de 1999 a 2009, diminuiu em 1.378 crianças. Hoje, apenas 84,10% de crianças com idade entre 6 e 14 anos freqüentam a escola, o que totaliza 3.152 habitantes. Ainda são 15,90%, ou seja, 596 habitantes em situação de distorção entre idade/série ou fora da escola em Salgado. Mais grave que isto é o fato de apenas 9,80% da população entre 15 e 17 anos estar frequentando o Ensino Médio. Mais de 90% dos jovens entre esta faixa etária encontram-se em caso de distorção pela idade/série ou fora da escola, o que totaliza 1074 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário